"Eu faço questão de ver as pessoas ao meu redor, e isso faz toda a diferença do mundo. Percebo que todos têm algo de especial, estando aí a graça. Percebo belezas que não são minhas, estando aí o prazer". Fernanda Young











COCO ANTES DE CHANEL - O FILME.




O que se sabe de Chanel? Alguns admiradores da moda sabem que se trata de uma importante estilista, outros, mais leigos no assunto, só associam o nome a um perfume ou uma bolsa.
Chanel revolucinou a moda, introduzindo peças masculinas ao vestiário feminino. Mas não só isso. Era criativa e assim conseguiu imprimir uma marca e fazer história. Era prática ao se vestir. Uma das cenas do filme que mais remete seu pensamento nas roupas, é na Festa a fantasia de Etienne Balsam, quando ela usa roupas masculinas, claro, com um toque que só ela poderia dar. Vi aquela cena e entendi: "Isso é CHANEL". Algo inesperado e criativo para a época. Por isso ela é um ícone até hoje. Ela eternizou um momento, pois naquela época as roupas se repetiam em seus corselete e só. Depois do olhar de Chanel a moda nunca mais se repetiria. Fascinante.


O título já diz tudo, ou seja, fala de Chanel pré-império, a menina órfã de personalidade forte que soube tirar proveito dos homens. Admirável neste ponto, visto que não era uma bela mulher.
Mas senti que deixa a desejar por reduzí-la a este enredo e não mostrá-la mais densa. Não fala, por exemplo, da sua aproximação com os nazistas e às vezes mostra uma costureira entediada, não uma mulher com inspirações. Só quem já conhece o estilo Chanel entende o contexto criativo que o filme passa de forma muito sucinta (cena da praia quando ela observa os trajes dos marinheiros ou a cena em que tira os enfeites dos vestidos).


Enfim, Chanel é lenda, e como toda lenda, é muito controversa. O filme prefere dar ares de heroína a essa grande mulher (ops, lenda), Grabriele Chanel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário